Renato L.R. Marques é Embaixador. Entre 1989 e 1999 participou, como negociador, da elaboração do Acordo de Cooperação Econômica nr 14 (ACE-14) entre Brasil e Argentina, que formulou os principais instrumentos de abertura de mercado posteriormente utilizados no MERCOSUL. Negociou, ademais, outros acordos entre Brasil e Argentina, como o Programa Automotivo e o Estatuto das Empresas Binacionais. Participou, como negociador, de todos os entendimentos que estão na origem do MERCOSUL, entre eles, o Tratado de Assunção (que constituiu o agrupamento regional) e o Protocolo de Ouro Preto (que definiu sua estrutura institucional).
Além disso, negociou os Acordos de Livre Comércio com o Chile e com a Bolívia e participou das tratativas (inconclusas então) para a formulação de um acordo do mesmo alcance com o Grupo Andino. Foi, ademais, membro das delegações brasileiras às reuniões para negociação da ALCA realizadas em Denver, Cartagena de las lndias e Belo Horizonte, entre outras.
Renato L.R. Marques foi chefe da Divisão Econômica Latino-Americana (DECLA) do Ministério das Relações Exteriores de 1989 até sua extinção em 1991. Em 1992, foi Chefe da Divisão de Operações Comerciais (DOC) do Departamento de Promoção Comercial. Entre dezembro de 1992 e fevereiro de 1994 foi Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, quando implantou o SISCOMEX-Exportação, desenvolveu um Programa chamado Novos Pólos de Comércio Exterior e participou das negociações para a formulação da Tarifa Externa Comum do Mercosul. Nesse período, foi implantada a última etapa da reforma tarifária, iniciada durante o Governo Collor, para abertura da economia brasileira. A partir de 1994, foi Diretor Geral do Departamento de Integração Latino-Americana (DIN) do Itamaraty, até sua partida para o exterior, em 1999.
Entre 2003 e 2009 foi Embaixador do Brasil na Ucrânia. Ao retornar ao Brasil ocupou, até dezembro de 2009, o cargo de Gerente de Relações Corporativas da Alcantara Cyclone Space, empresa binacional brasileiro-ucraniana, cujo objetivo é promover o lançamento de satélites a partir de Alcântara, no Maranhão. Desde 2011 é Embaixador na Belarus.